Diet ou Light?
Na hora da compra sempre surge a dúvida sobre os alimentos Diet ou Light. Hoje, mais do que nunca, é possível encontrar nas prateleiras dos supermercados uma infinidade de alimentos e bebidas com os dizeres Light ou Diet. Desde leites, iogurtes, pães, geleias, refrigerantes, requeijão, até panetones, chocolates em geral, barras de cereais, etc.
Entretanto, a grande maioria das pessoas não sabe o que significam estes termos. Ou fazem confusão entre eles, de forma que um passa a ser sinônimo do outro.
O que são alimentos DIET?
🍃DIET:
Quando a palavra Diet está estampada no rótulo de um alimento ou bebida, significa que existe a ausência total de algum ingrediente. Esse ingrediente pode ser o açúcar, o sal, a gordura, etc. Assim, produtos específicos para diabéticos devem ser totalmente isentos de açúcar. Para pessoas com problemas cardiovasculares, a restrição deve ser de gordura, e assim por diante…. Contudo, isso nem sempre quer dizer que ocorre uma redução nas calorias do produto em questão.
É aí que muitas pessoas se enganam e é nesse caso que quero chamar sua atenção. Tomamos como exemplo os chocolates Diet, onde todo o açúcar utilizado na fabricação é substituído por adoçantes. Geralmente, este tipo de alimento é desenvolvido para diabéticos, mas acabam sendo também adquiridos por pessoas que querem restringir as calorias de sua dieta.
A palavra Diet do chocolate pode dar a impressão de que ele é pouco calórico. Isso estimula a compra daqueles que que querem emagrecer ou manter a forma. Mas o que poucos sabem é que a troca do açúcar por adoçantes no momento da fabricação, modifica em grande parte a textura do alimento. Para conseguir a textura habitual, os fabricantes acabam adicionando mais gordura. Isso faz com que o total de calorias do chocolate Diet fique muito próxima dos chocolates convencionais. O consumidor mal informado, paga mais caro por um alimento com as mesmas calorias da versão normal.
O que são alimentos LIGHT?
🍂LIGHT:
Os alimentos considerados Light são aqueles com baixo teor de componentes (sódio, açúcares, gorduras, colesterol) e/ou calorias. Ou seja, não são isentos totalmente como os Diet. Por isso, esses alimentos não tem como finalidade atender as necessidades dietoterápicas. Nem são indicados para dietas específicas. Os alimentos são classificados como Light quando houver uma redução de pelo menos 25% da quantidade de um determinado nutriente e/ou calorias em relação ao produto tradicional.
No caso de alimento sólido, no que se refere às calorias, o valor total da redução deve ser no mínimo de 40 calorias para cada 100g de alimento. E para alimentos líquidos esse valor diminui para 20 calorias.
Assim como os Diet, os alimento Light também podem causar confusão às pessoas mal informadas. Por exemplo, existem certos adoçantes Light que podem colocar em risco a saúde de pessoas diabéticas, pois contém açúcares em sua composição.

